Como um sistema de monitoramento pode aumentar a segurança da sua frota

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Ferramentas de rastreamento e telemetria veicular têm se tornado recursos indispensáveis para gestores, como já mostrado aqui, que almejam melhores índices de produtividade além de garantirem a segurança dos veículos e dos seus condutores.

A gestão eficiente de uma frota exige um controle de muitas operações. Para isso, a tecnologia é fundamental ao também contribuir diretamente para a segurança oferecendo informações que identificam comportamentos de risco para que, a partir disso, ações corretivas sejam executadas.

Gestores buscam, portanto, um sistema que os apoie no controle da utilização de seus veículos, mas também gerem dados para o planejamento de ações que estimulem uma direção segura.

Entenda como um sistema de rastreamento e monitoramento pode atuar diretamente na segurança de frotas.

Sistemas de rastreamento e monitoramento

O monitoramento e o rastreamento de frotas estão relacionados ao controle e acompanhamento das atividades que envolvem veículos, motoristas e trajetos. Para isso, lidam com dados do acompanhamento das rotinas e processos que envolvem as atividades da frota, além daqueles que serão utilizados para aprimorar o planejamento e criar novas (e mais efetivas) ações.

Um sistema integrado para monitoramento e rastreamento da frota configura-se como uma das ferramentas mais eficazes para garantir segurança, pois o rastreamento permite acompanhar a localização e paradas, além de evitar atrasos e extravios. Já o monitoramento permite o controle total da frota, reduzindo significativamente as chances de furtos.

Esses sistemas permitem também o controle dos motoristas pois nele verifica-se se eles estão seguindo as rotas determinadas e se estão infringindo a velocidade permitida nas rodovias, tendo impacto também direto na segurança.

Uso da Telemetria 

A telemetria tem como objetivo informar ao gestor os dados coletados do veículo para acompanhamento dos veículos bem como as condições que sua frota opera.

No Fleet Monitor, plataforma da DDMX, os dados da telemetria são enviados ao sistema de monitoramento da DDMX através da rede GSM ou satelital, em tempo real, informando ao gestor informações importantes como velocidade, localização geográfica, RPM, status de travas, frenagens, acelerações bruscas ou qualquer outro sensor disponível para leitura no veículo.

É na telemetria que se tem a maior proteção contra a criminalidade para frotas corporativas, pois possibilitam não apenas a coleta de dados detalhados sobre o veículo, seu funcionamento e posição geográfica; mas também permite disparo de alertas, interação do gestor que pode, remotamente, travar as portas, interromper o funcionamento do motor e até mesmo se comunicar com as pessoas no interior do veículo.

Aplicações de um sistema de monitoramento

Dentre algumas aplicações de um sistema de monitoramento de frotas, podemos citar

Manutenções

A prática da manutenção pode resultar na conservação dos veículos em bom estado, segurança e prevenção de acidentes, pois como já informamos aqui, a falta da realização da manutenção preventiva é uma causa comum de acidentes rodoviários.

Pensando nisso, o serviço de Manutenção Preventiva foi desenvolvido no Fleet Monitor, como uma ferramenta em que é possível informar ao gestor da frota quando a próxima manutenção deve acontecer (por tempo (horímetro) ou quilometragem).

Além disso, o sistema oferece um local onde constam as informações, para controles futuros, sobre o que foi realizado nas manutenções. Assim, é possível controlar, de forma muito mais eficiente, as informações a respeito de cada veículo, evitar imprevistos e reduzir custos.

Controle de jornadas

Uma das formas de manter a segurança de uma frota é a adoção de uma política bem definida de horário de trabalho.

Também na Plataforma Fleet Monitor há o Controle de Jornadas de condutores, com dados referentes a seus tempos de paradas e distâncias percorridas. Pelo aplicativo, o motorista pode informar ao gestor qual parte do seu processo diário está executando no momento, bem como ter todos os registros das atividades realizadas durante o dia.

Ao acompanhar as jornadas dos motoristas em tempo real, há uma tendência de que eles se atenham mais às suas cargas horárias e haja, assim, redução de horas extras, contribuindo para a sua segurança.

Relação entre sistemas de monitoramento e segurança

Muitas vezes, sistemas de rastreamento e monitoramento veicular são utilizados como uma atitude preventiva visto que inibem a ação de criminosos e reduzem a incidência de roubos e furtos.

Além do fato de que, no caso de um veículo furtado, o rastreamento indica precisamente a sua localização, facilitando a sua recuperação.

Desenvolver tecnologias que facilitam a gestão de frotas é contribuir com um transporte de bens e pessoas mais eficiente e seguro.

Outras vantagens de um sistema de monitoramento

Um sistema de monitoramento de frotas fornece informações de forma a facilitar e embasar o processo de tomada de decisão, definição de estratégias, otimização de processos, implementação de melhorias e análise dos resultados.

Além do benefício de segurança, há outros benefícios de um sistema de monitoramento:

Vantagens dos Sistemas de Monitoramento e Rastreamento

Solução DDMX de monitoramento e rastreamento

Com sistemas inteligentes de monitoramento e rastreamento, empresas não só garantem segurança em sua frota, mas também ganham competitividade visto que um dos ganhos ao se utilizar esses sistemas são as entregas mais rápidas aos clientes.

A solução Fleet Monitor da DDMX reúne informações coletadas dos veículos em uma plataforma única de gestão, por meio da qual o gestor tem controle de toda a sua operação, podendo atuar no comportamento do motorista. O sistema identifica automaticamente condutas de risco como excesso de velocidade, aceleração e frenagem brusca, por exemplo.

Com o monitoramento eficiente de ativos graças a um sistema de rastreamento e telemetria é possível antecipar problemas que resultam em economias significativas não só de recursos financeiros como também de tempo, além de contribuir para maior segurança patrimonial.

Com coleta de dados em tempo real, a DDMX oferece uma solução completa para a operação de campo com aumento de até 48% em eficiência em gestão e até 30% de ROI (Retorno sobre Investimento). Conheça nossas soluções e otimize sua gestão logística com o que há de mais recente em tecnologia no mercado.

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais notícias